Palestras



Espaço:

Será disponibilizado um auditório para a realização das palestras da Feira, localizado no 2º andar com acesso por dois elevadores panorâmicos.

DSC02155.JPG

O auditório dispõe de cadeiras estofadas, estrutura de som e projeção multimídia

Coordenação:

A coordenação será feita pelo Prof. Dr. Esteban Clua da Universidade Federal Fluminense(UFF), que colocará em discussão temas como:

- A indústria de games
- Tecnologias para se fazer jogos
- A arte dos games
- Desenvolvimento independente de jogos
- A história dos videogames
- O mercado de jogos no Brasil

Programação:

Sábado 28/11

11h – Rodrigo Cardoso – Seven Computação Gráfica & Fabricio Manzi – Adobe

13h – Mauricio Tadeu Alegretti – Microsoft

14h - Börje – PUC-Rio

15h - Luciano José – Microsoft

16h – Leo De Biase – Level Up!

18h – Ralph Baer – Inventor dos Videogames(Videoconferência)

Domingo 29/11

11h – Fabricio Manzi – Adobe & Rodrigo Cardoso – Seven Computação Gráfica

13h – Bruno Feijó – PUC-Rio

14h – Renato Siqueira – Editor da Revista Nintendo World

15h – Mauricio Tadeu Alegretti – Microsoft

16h – Richard Cameron – NVIDIA

18h – Luciano José – Microsoft

19h – Esteban Clua – UFF

Palestrantes:

- Richard Cameron – NVIDIA

richard-cameron-03_cropped

Palestra: Configurando o PC ideal para os games atuais, para cada tamanho de bolso

“Este é o melhor momento para você montar o PC ideal para games, sem quebrar a banca. Com novas placas de video GeForce, novos chipsets e CPUs e o novo e esperado Windows 7, agora é a hora de montar seu PC dos sonhos sem gastar muito. Ainda mais com novas tecnologias como PhysX e 3D vision ja disponivel em centenas de jogos, voce terá uma nivel de experiência imersiva jamais vista nos games.  Venha ver as tecnologias de 3D e PhysX em ação e conhecer alguns dos games mais quentes.  Você verá também as configurações ideais de CPU, GPU para ter a maxima performance nos novos games. Sortearemos na palestra, um kit de Monitor Samsung de 22 polegadas e 120hz + Oculos GeForce 3D vision.”

Richard Cameron é presidente da NVIDIA no Brasil há 5 anos e trabalha na area de alta Tecnologia há mais de 15 anos. É um apaixonado por hardware, computação visual e games.

- Fabricio Manzi – Adobe

fotofb

Palestra: Games para Internet e Celulares

“O mercado de desenvolvimento de games para web e celulares se tornou nos ultimos anos uma grande opcao de mercado de trabalho. Nesta apresentação, voce irá conhecer os recursos tecnológicos mais recentes da área e as perspectivas de futuro.”

Fabricio Manzi é consultor da Adobe Systems Brasil, autor de 10 livros e um dos profissionais com o maior número de certificações oficiais Adobe no mundo.

- Ralph Baer – O inventor dos videogames(Videoconferência)

ralphbiojpg

Há 43 anos, ele criou o videogame e iniciou uma revolução na indústria do entretenimento. Hoje, aos 87 anos, Ralph Baer, o inventor dos videogames, vai interagir com o público do Rio Game Show em uma videoconferência realizada no dia 28/11. É a nossa chance de conhecer e homenagear este grande gênio.

- Leo De Biase – Level Up!

leolinkedin

Palestra: Desenvolvimento de conteúdos nacionais, um desafio que se tornou realidade.


“A criação de conteúdos locais tem sido uma das prioridades da Level Up! no relacionamento com os desenvolvedores dos nossos jogos. E prova maior da relevância que o mercado nacional conquistou nos últimos anos foi o recente lançamento de Brasilis, o novo episódio de Ragnarök. Criado com base na nossa rica cultura, utilizando-se de diversas referências reais, onde se destacam personagens tradicionais do folclore brasileiro e importantes pontos turísticos, este é sem dúvida o maior conteúdo nacional já feito para um jogo online de sucesso mundial, e torna-se assim um marco na história dos jogos online no país. Sortearemos na palestra, brindes Level Up! como CASH, bonecos e Chicles Grand Chase.

Leo De Biase é integrante da equipe de marketing da Level Up! e trabalha com games desde 1999. Gamer Hardcore.

___
- Renato Siqueira – editor da Revista Nintendo World
___
RenatoSiqueira
___
Palestra: O desenvolvimento das revistas de games no Brasil – de Videogame a Nintendo World
___
A idéia é mostrar o desenvolvimento das revistas do gênero no país. Do sucesso ao declínio. O que funcionou e o que não funciona atualmente. O que é preciso para que as revistas sobrevivam a era da internet.
Jornalista, repórter, editor e tradutor formado em Língua, cultura e literatura japonesa pela Universidade de São Paulo. Renato Siqueira começou a trabalhar com games na época da antiga revista Gamers em 1998, mas sempre foi um entusiasta das revistas do gênero. Depois de sua primeira matéria nunca mais parou. No ano seguinte foi contratado pela Conrad Editora onde trabalhou para a Nintendo World e como freelancer em diversas outras revistas sobre cultura pop como: a EGM, Herói, Heróis da TV, Smack!, Mundo Estranho, Animation Invaders, SAX, etc. Renato é atualmente o Editor Chefe da famosa Revista Nintendo World, famosa publicação de games da qual já fez parte no início como redator.

- Rodrigo Cardoso – Seven Computação Gráfica

10082009541

Palestra: Concept Art e Desenvolvimento de personagens para games

Palestra sobre concept para personagens de games, ressaltando a importância do model sheet, mostrando o Desenvolvimento de um conceito, a Descrição do personagem, o Esboço rafe, o  Protótipo, a Caracterização e o  modelo final.

Há 12 anos trabalha profissionalmente com ilustração e artes plásticas, além de animação tradicional e quadrinhos . Já deu aulas de desenho, manga e pintura em diversas instituições no rio e em são Paulo. Ministra aulas de concept design para animação, manga, comics em eventos de RPG, quadrinhos e animação. Já fez parte  da extinta, abrademi, associação brasileira de desenhistas de manga. Produziu diversos materiais ligados a desenho e ilustração para editora escala líder no segmento, entre eles curso básico de manga e curso de desenho Mozart nos quais ministra videoaulas. E como artista plástico foto realista expõe suas obras em diversas galerias. Entre elas, Valentino molduras e gravuras. Já participou de diversas entrevistas e matérias sobre  design de personagens ,manga e ilustração para emissoras de TV. Estudou arte em vários ateliês conceituados e com mestres de pintura e desenho acadêmico  de formação internacional. Formação em pintura a óleo baseado na escola  figurativa America com influencia em conjunto com larga experiência em técnicas de pintura dos grandes mestres europeus e seus estilos.

- Bruno Feijó – PUC-Rio

Photo_BFeijo_May07

Palestra: Novas tendências em Games e Mundos Digitais

Bruno Feijó graduou-se em Engenharia Aeronáutica pelo ITA (1975) e obteve o título de PhD em Computer Aided Design pela University of London, Imperial College, em 1988. Antes de fazer parte do Departamento de Informática da PUC-Rio em 1988, trabalhou na indústria de computadores por muitos anos. Atualmente é Professor Associado da
PUC-Rio, no Grupo de Computação Gráfica, e Cientista-Chefe do “VisionLab - Laboratório de Visualização, Cinema/TV Digital e Games”. Ele foi o primeiro Presidente da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital da Sociedade Brasileira de Computação e Presidente do SBGames 2009. Ele também é membro da ACM desde 1994.

- Esteban Clua – UFF

foto esteban

Palestra: O Futuro dos Videogames

“Nesta palestra serão expostos os principais temas de pesquisa que estão sendo realizados em videogames, tanto como aplicação direta para entretenimento, como para áreas afins: Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Comportamentos emergentes, computação gráfica e novos paradigmas de interface.”

Esteban Clua possui graduação em Computação pela Universidade de São Paulo, mestrado em Informática pela PUC-Rio, e doutorado em Informática pelaPUC-Rio (2004). Atualmente é professor Dedicação Exclusiva do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense e coordenador geral do UFF Media Lab e atua especialmente na área de Computação Gráfica tempo real, Games, Realidade Virtual, GPUs, visualização e simulação. É um dos fundadores do SBGames, pela SBC, membro do conselho administrativo da ABRAGAMES, responsável pela pesquisa e meio acadêmico na área de entretenimento digital no país , membro do conselho da comissão especial de jogos e entretenimento da SBC e um dos pioneiros na área de pesquisa científica em jogos e entretenimento digital. Em 2007 recebeu o prêmio da ABRAGAMES como o maior contribuidor da academia para a indústria de jogos digitais no Brasil. Em 2009 é o chair geral do Sibgrapi. Foi nomeado professor Visitante da Florida International University (EUA) e professor colaborador da Universidade Austral(Argentina).

- Börje – PUC-Rio

profile09b

Palestra: Um Panorama sobre o Desenvolvimento de Jogos para Dispositivos Celulares

“A palestra cobrirá uma introdução ao desenvolvimento de jogos, o estado atual dos jogos wireless, aspectos conceituais do design para esse tipo de dispositivo; passando por algumas “regras” e soluções gerais para lidar com as restrições dos dispositivos e da tecnologia. Além disso, será feita uma análise do futuro dos jogos para dispositivos celular.”

Especialista em engenharia de software e mestre em informática, Börje Karlsson atuou no mercado de dispositivos móveis em projetos embarcados e de jogos para diversas empresas (de fabricantes de celulares a desenvolvedoras de jogos, dentre as quais: Nokia, INdT, Motorola e C.E.S.A.R.). Atualmente Börje é pesquisador na PUC-Rio, onde está terminando seu doutorado.

Inscrições e vagas:

- O número de participantes é limitado.

- As inscrições serão feitas no acesso ao local e limitadas a uma palestra por visitante.

- Haverá um link com a transmissão simultânea das palestras para o piso inferior.

Patrocnio

Seven Leadership Nvidia

Apoio

Hostnet EGW TI Digital Metr Rio Multishow Beat 98
namidia

Jornal Nacional – TV Globo:

Jornal HOJE – TV Globo:

Globo News - Espaço Aberto:

Faltam

Newsletter

Informe seu e-mail para receber nossas novidades:

E-mail:

Enquete

  • Como você soube da Rio Game Show?

    Veja o resultado

    Loading ... Loading ...
  • Adicione

    Twitter Orkut Youtube Flickr